quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O que você não sabia sobre seus meses pré graduação

Que o "está acabando" só significa que alguma coisa estranhamente nova - para quem passou a vida matriculada em uma ou mais instituições - está para começar. A diferença: ninguém têm ideia do que é, de como poderá ser, de nada.

Que irá se sentir tão insegura quanto se sentiu no primeiro dia de aula da sua vida, lá atrás, no pré-fundamental.

Que estagiou quatro anos e aprendeu muito, cresceu imensamente em comparação a criançona no-work que um dia foi. Hoje, executa quinhentas atividades diariamente, com certa competência e autonomia. Ainda assim, é uma Junior, um filhotinho inexperiente e mimado, comparada a todo resto da empresa.

Que não, ainda não sabe o que quer ou o que não quer muito bem, para a sua vida profissional. E que mesmo assim, reza diariamente por uma efetivação, seja lá onde for. Um pouco de segurança, nesse marzão de dúvidas.

Que isso, acima, é desesperador e quase triste, se para pra pensar... Mas não pode se retirar espiritualmente por 12 meses até "descobrir" o que fazer, como seguir. Até porque, isso só se descobre na prática. E nem sempre tem a ver com as suas escolhas - é preciso que seus dream teams te escolham também. E só é escolhido quem faz por merecer.

Que sim, ninguém disse que seria justo ou fácil, mas terá que administrar o trabalho de conclusão de curso & o fim definitivo de sua infância & o fato de que, se não provar indispensável, vai estar desempregada em 90 dias - tudo com muito primor. Quem caralhos achou que juntar tudo isso seria uma boa ideia?

Que, uma vez com um salário readequado e um pouco de comprometimento, vai sim sair de casa. E que isso é excitante, na mesma proporção de assustador e triste,

Que está para concluir a primeira e mais fácil, doce e saudosa fase da sua vida.

Que nunca mais vai mais estudar com o seu amor e ver seus amigos queridos todos os dias.

Que não vai mais frequentar certos bares, odiar professores e ter um dia cheio... de lugares para estar, matérias para estudar e pessoas para se apegar cheia de amor, ou desprezar cheia de liberdade.

Que simplesmente entendeu que o "está começando", por mais incrivelmente assustador e misterioso que de fato é (!), será incrível.